Lançamento do projecto “100 segundos de Ciência”
April 16, 2013
19 de Abril – 12 horas - lançamento do projecto “100 segundos de Ciência” – Museu Nacional de História Natural e de Ciência da Universidade de Lisboa
100 segundos de Ciência é uma série, para já com dez episódios, em torno da investigação científica de ponta que se faz em Portugal, no ar nas antenas da RTP a partir de dia 22 de Abril.
Desde a neurociência ou regeneração de tecidos e órgãos, passando pela robótica, química, nanotecnologia ou biotecnologia alimentar até à monitorização com redes de sensores sem fios ou à procura de planetas no espaço profundo, pretende dar-se a conhecer um leque aberto de áreas de investigação a decorrer nos centros de investigação portugueses.
Em 100 segundos, e na primeira pessoa, os investigadores principais são convidados a falar dos objectivos e métodos da sua investigação, e a explicar a aplicabilidade prática dos resultados que esperam obter. Uma forma de aproximar o público leigo da complexidade científica, uma forma de o público entender a grande relevância que a aquisição de novos conhecimentos científicos tem para a sociedade, uma forma de o público ficar a conhecer a excelência do trabalho científico em Portugal.
A série 100 segundos de Ciência é um projecto produzido pela RTP em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), coordenado por Silvia Alves e produzido pela Academia RTP.
No lançamento dos “100 segundos de Ciência” estarão presentes os investigadores principais dos projectos científicos para partilharem o seu conhecimento e experiências com a comunicação social.
Na RTP, a ciência comunica-se na primeira pessoa.
Será também lançado o documentário GeoPortugal II, o qual será emitido no dia 21 de Abril, abrindo a semana em que se celebra o Dia Mundial da Terra (22 de Abril). O documentário, coordenado por Sílvia Alves e Elizabeth Silva (CNU) e produzido pela Farol de Ideias contou com a parceria da Comissão Nacional da UNESCO, e com o patrocínio da Bayer Portugal e do Comité Português do IGCP.
Na realidade, a geologia está em todo o lado: na calçada que pisamos, nas joias, nos telemóveis ou nos computadores que utilizamos… Dar a conhecer a geodiversidade e valorizar o património geológico do país é uma forma de melhor entendermos e apreciarmos a nossa própria cultura: os solos que definem as qualidades do nosso vinho, da nossa agricultura ou das nossas águas termais; as paisagens; o potencial da extracção mineira – o conhecimento geológico favorece o potencial turístico e económico de Portugal. O papel do geólogo como leitor do passado para melhor prevenir o futuro é fundamental, pensemos apenas na sismologia ou na erosão costeira em Portugal.
A RTP lança o site Ciência & Ambiente
A partir da data de emissão, e com vista a uma divulgação mais fácil e generalizada, a RTP passará a colocar estes conteúdos vídeo no site Ciência & Ambiente, indo ao encontro de inúmeros pedidos por parte de professores, alunos, técnicos e público em geral, abrangendo assim todo o espaço da lusofonia.
No site pode ainda descobrir várias campanhas de spots em torno da temática ambiental (água, energia, alterações climáticas, florestas), bem como documentários na área da Ciência.