Os Açores podem vir a ser o primeiro geoparque do mundo na condição de arquipélago
October 2, 2012
O Comité Coordenador da Rede Europeia de Geoparques adiou para Março de 2013 a decisão quanto ao reconhecimento dos Açores como geoparque europeu e global, foi revelado no dia 20 de Setembro de 2012.
A informação foi divulgada no último dia de trabalho da 11.ª Conferência Europeia de Geoparques, que reuniu cerca de 300 participantes de 42 países e que este ano foi organizada pelo Geoparque Arouca, em parceria com a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.
O adiamento da decisão baseia-se no facto de que é a primeira vez que as Redes Europeia e Global de Geoparques têm um arquipélago a querer associa-se-lhe, o que motivou um pedido de informação adicional, visando a adequada articulação da estrutura do Geoparque Açores com a estrutura daquelas redes.
Tendo sido reconhecido o mérito e a excelência da candidatura do Geoparque Açores, a mesma permanece ativa no seio da estrutura de gestão das redes europeia e global de geoparques, nem está em causa o envio ao arquipélago de nova missão de avaliação.
Assim, o arquipélago dos Açores poderá vir a ser o terceiro geoparque português (depois dos geoparques NATURTEJO e Arouca) e o primeiro do mundo na condição de arquipélago, na sequência da próxima reunião da Rede Europeia, que se realiza em Março próximo, na sede da UNESCO, em Paris.