Geoturismo

Geoturismo

Caldeirão

O geoturismo valoriza aspetos ambientais e culturais e assenta nos princípios do turismo sustentável, promovendo a geodiversidade e o património geológico do território.

O arquipélago dos Açores possui um inegável potencial geoturístico, devido às suas paisagens vulcânicas, que se tornaram o ex-libris da região. Numa perspetiva de promover um melhor aproveitamento dos serviços e infraestruturas já existentes, a Associação Geoparque Açores pretende criar novos serviços e produtos interpretativos, implementando um geoturismo de qualidade na Região, em estreita ligação com outras vertentes do Turismo de Natureza.

Declaração de Arouca - Geoturismo
picos

Rota de Geodiversidade e Geossítios

O Geoparque Açores dispõe de uma rede de postes informativos em geossítios e locais de interesse geológico dos Açores, que visa, genericamente, dar a conhecer à população residente, visitantes e turistas elementos de geodiversidade singulares das ilhas dos Açores.

Descobrir Rota Descobrir os Trilhos

A Rota Atlântica Europeia de Geoturismo

Esta rota foi criada para apoiar o desenvolvimento do Geoturismo em vários destinos do Espaço Atlântico Europeu. Com financiamento do programa Interreg Espaço Atlântico da UE e apoio da Rede Global de Geoparques, nove geoparques europeus juntamente com dois aspirantes a geoparques e a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal estão a trabalhar em conjunto nesta transnacional económica, cultural e projeto de desenvolvimento de turismo sustentável.

A Rota Europeia de Geoturismo do Atlântico guia-o por diversos territórios, países, habitats, línguas e culturas. Esses destinos deslumbrantes estão ligados entre si por uma missão poderosa - fornecer experiências da mais alta qualidade ao visitante; ajudando a impulsionar economias locais vibrantes e atividades culturais e, ao fazê-lo, protegendo essas paisagens naturais únicas e de tirar o fôlego.

Visitar
Trilho
Fajã Grande

Rota dos Trilhos Pedestres

Para “descobrir, a pé, os geossítios dos Açores”, potenciando a Rede Regional de Percursos Pedestres e outros trilhos, dinamizando a produção de roteiros/folhetos de apoio e levando a cabo, concomitantemente, acções de monitorização, em especial dos trilhos que incluem zonas sensíveis, como a Rede de Áreas Protegidas dos Açores.

Rota dos Miradouros

Para “descobrir, de carro, as Geopaisagens dos Açores”, valorizando os inúmeros miradouros e pontos de observação existentes em todas as ilhas do arquipélago.

Boca do Inferno
Dona Beija – Furnas

Rota do Termalismo

Para “descobrir a força do vulcanismo dos Açores”, tirando partido das mais-valias em termos de saúde, lazer e bem-estar de águas e lamas termais.


· Ferraria (S. Miguel)
· Furnas (S. Miguel)
· Caldeiras da Ribeira Grande (S. Miguel)
· Caldeira Velha (S. Miguel)
· Varadouro (Faial)

Circuito das Cavidades Vulcânicas

Para “descobrir o mundo subterrâneo das ilhas”, valorizando as cavidades vulcânicas e seus Centros de Interpretação e Visitação.

· Gruta das Torres (Pico)
· Gruta do Carvão (S. Miguel)
· Furna do Enxofre (Graciosa)
· Algar do Carvão (Terceira)
· Gruta do Natal (Terceira)
· Furna d’Água (Terceira)

Algar do Carvão Terceira
Acores

Circuitos Urbanos

…para conhecer a geodiversidade existente nas cidades e vilas

Circuitos Litorais

… para conhecer a geodiversidade da orla costeira

Mar Açores
oasa

Circuito dos Centros de Ciência

A rede de Centros de Ciência dos Açores é uma estrutura criada pelo Governo dos Açores que agrega diversos espaços de divulgação científica. Para além dos objetivos comuns de promoção da cultura científica, em diferentes áreas do conhecimento, liga-os o caráter interativo e de abertura à comunidade.

Circuito dos Centros de Interpretação / Visitantes

Os Centros Ambientais são estruturas destinadas a promover o conhecimento e a conservação de áreas protegidas, paisagens, habitats, geossítios, espécies notáveis ou outros elementos de interesse ambiental, estando estruturados como espaços de interpretação e, em alguns casos, de apoio à visitação.

Cabe aos Centros Ambientais produzir e manter exposições bem como disponibilizar informação especializada sobre os valores que se encontrem associados, bem como promover e regular a visitação nas áreas onde esses valores tenham particular expressão.

centro interpretacao
barragem

Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal

Este roteiro tem como objetivo particular dar visibilidade a um conjunto de iniciativas que se encontram já em desenvolvimento, de enquadramento institucional, dimensões e características diferenciadas, relacionados com a problemática geológica e mineira. As iniciativas associadas ao roteiro são de carácter lúdico, cultural, pedagógico, científico, terapêutico, por exemplo: minas abandonadas ou em exploração; museus; curiosidades, paisagens naturais, centros I&D.

Faça uma “boa viagem” no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal e descubra ao longo do território nacional os interessantes locais que lhe damos a conhecer.

This site is registered on wpml.org as a development site.