Açores

Açores

Ferraria

As nove ilhas do Arquipélago dos Açores são todas de origem vulcânica e encontram-se em pleno Atlântico Norte, dispersas ao longo de uma faixa com cerca de 600 km de extensão de Santa Maria ao Corvo e sensivelmente entre 37° e 40° de latitude norte e 25° e 31° de longitude oeste.

Está assente numa rede de 121 geossítios dispersos pelas 9 ilhas e zona marinha envolvente, que garantem a representatividade da geodiversidade açoriana e traduzem a sua história geológica e eruptiva.

As ilhas do arquipélago são divididas em três grupos geográficos:
Grupo Oriental
Santa Maria
São Miguel
Grupo Central
Terceira
Graciosa
São Jorge
Pico
Faial
Grupo Ocidental
Flores
Corvo
Arquipélago Açores
Azores Arquipélago
Santa Maria São Miguel Terceira Graciosa São Jorge Pico Faial Flores Corvo

Araripe Geoparque Mundial da UNESCO

A localização geográfica das ilhas dos Açores, no contexto da circulação global atmosférica e oceânica, condiciona o clima do arquipélago. A circulação atmosférica é comandada pelo Anticiclone dos Açores, cuja posição, intensidade, desenvolvimento e orientação influencia as condições meteorológicas sentidas no arquipélago.

Assim, o clima nos Açores é caracterizado por elevados índices de humidade do ar, amenidade térmica, taxas de insolação pouco elevadas, chuvas regulares e abundantes e por um regime de ventos vigorosos.

Mais informações:

Visitar
Açores
Cordilheira vulcânica central, Ilha de São Jorge.
This site is registered on wpml.org as a development site.